Experiências e aprendizado

O improviso

Vou falar um pouquinho aqui do “bicho papão” da dança para uma boa parte das alunas: o improviso!!! Quando vou trabalhar em sala de aula o improviso é sempre o mesmo dilema: “Pró, eu não sei improvisar”, “Eu não vou conseguir juntar os passos”, “Me dá um branco na hora, não lembro de passo nenhum” e por aí vai… Assim como aprendemos os movimentos, o improviso também é um aprendizado que vai evoluindo com a prática, ou seja, começamos do zero mesmo, temos que tentar sem medo.

A dança é arte, não se tem uma receita, nada é uma verdade absoluta… no improviso tudo conta, as limitações de cada aluna/bailarina, sua história de vida, seus medos… o improviso é um excelente exercício para quem dança… aprender a traduzir a música com o seu corpo. Sei que o processo inicial não é fácil, mas temos que dar o primeiro passo, não é?

Quando dancei a primeira vez na KK (Khan el Khalili – SP), em 2007, já como bailarina da casa, senti um friozinho na barriga, primeiro por estar ali com bailarinas maravilhosas que sempre admirei através de vídeos, que foram bancas na minha pré-seleção (ai, que “meda”… rsrs) e mais ainda por saber que  as músicas são escolhidas na hora pelo Jorge (Sabongi), ou seja, não tinha a mínima idéia do que iria dançar, poderia ser estilo moderno, uma clássica, um folclore, uma percussão (imagine dançar uma percussão sem nunca ter escutado… ai, ai, ai)… até que “tive sorte”… rsrs… dancei moderno e clássico. Hoje entendo bem porque as bailarinas da KK tem tanto domínio do improviso, não é fácil não, viu? Dançar improvisado conhecendo a música é uma coisa, dançar improvisado sem nunca ter escutado a música são outros quinhentos… rsrs… mas foi bom, me fez crescer como bailarina, ali na hora você tem que saber “se virar”, sentir a música e se deixar levar.

Aí vão algumas dicas para quem está começando a improvisar:

– Ouça várias músicas de diversos estilos, a música árabe é riquíssima, existem composições maravilhosas) e escolha uma ou duas que toquem você e dance, dance, dance, sem medo, sinta a música e se deixe levar.

– Depois comece a ouvir a música prestando atenção em cada detalhe: melodia, nuances, transições entre os ritmos, pausas, marcações, voz, os diferentes insrumentos… eu sei, eu sei, para quem está começando é difícil identificar ritmo, instrumentos, mas você vai ver como aos poucos vamos apurando nossos ouvidos.

– Aos poucos vá tentando colocar dinâmica na sua dança… como assim dinâmica??? (Ah, essa aula do Gamal valeu por anos e anos de estudo!!!) – tente variar a intensidade e a velocidade dos movimentos de acordo com a música.

– Não há leitura musical certa ou errada, cada pessoa escuta a música de uma forma, coloca a sua emoção, responde com o corpo aquilo que está sentindo e isso não se copia, é seu e pronto.

– A técnica é importante, não deixe de fazer aulas técnicas, os movimentos são aprendidos e aprimorados em sala de aula e se tem algum movimento que você ainda não domine mas gostaria de executar, treine, faça “milhões” de vezes, é a repetição que nos leva à “perfeição”.

– Cada corpo é um corpo, por isso não fique triste se o seu movimento não estiver “igual” ao daquela bailarina maravilhosa que vc admira, adapte ao seu jeito, ao seu corpo.

– O improviso é um caminho que nos leva à diversas descobertas, por isso EXPERIMENTE!!!

Beijossss e bom improviso!!!

7 Respostas

  1. Preciosas palavras Fernanda!! O improviso já foi muito pior pra mim, e acho que melhorei muito por ouvir músicas árabes toda hora!! kkk fico dançando no chuveiro… hehe
    mas ñ tem segredo né? é muita prática!
    é muito legal dançar um improviso de uma música que vc conhece, vc se sente mais solta, sem se preocupar em errar algum passo que decorou..

    Adorei o post! vou compartilhar!!!

    beijoss

    13 de novembro de 2011 às 2:08

    • Obrigada por compartilhar Line!!!
      É, o improviso é prática mesmo, não temos que ter medo de improvisar, é um exercício de extrema importância para quem pratica a dança árabe.
      Ouvir música árabe de diversos estilos ajuda muito… e dançar livremente, sentir, se deixar levar…
      bjsssssssssssss

      13 de novembro de 2011 às 23:52

  2. É sempre bom incentivar o improviso para nossas alunas! Faço isso com certa frequencia ao final da aula. Beijos do Rio! Começando a te seguir!

    14 de novembro de 2011 às 2:51

    • Oi Hanna,
      Seja bem vinda!!!
      Temos mesmo que incentivar as alunas, o improviso é um excelente exercício para o desenvolvimento da musicalidade… o início é sempre mais difícil, mas a cada dia elas vão fazendo novas descobertas e vencendo desafios.
      Bjs, bjs, bjssssss

      16 de novembro de 2011 às 13:17

  3. Se tem uma coisa que eu nunca tive problema é improvisar, sempre gostei mesmo, e isso me ajudou muito…Hoje sinto mais segura nos solos, engraçado que o meu primeiro solo eu fiz uma coreografia da música inteira, e acabei improvisando, não fiz nada da coreografia que tinha feio em 2 meses srsrsrs…Lembra Nanda vc estava lá..
    bjs
    Tami

    20 de janeiro de 2012 às 19:27

    • Lembro sim!!! Vc atraiu minha atenção naquele dia, comentei com Gabi e Manu sobre vc.
      É assim , às vezes a gente coreografa ou marca vários momentos e na hora H o improviso domina.
      bjsss, bjssss, bjssssssssssss

      21 de janeiro de 2012 às 1:03

  4. *tinha feito em 2 meses

    20 de janeiro de 2012 às 19:28

Deixe um comentário