Experiências e aprendizado

Dança do Ventre na gestação

Hoje posso afirmar com toda certeza que as mulheres grávidas podem sim fazer dança do ventre… acho que minha gestação serviu de exemplo para muitas alunas que não deixaram de frequentar as aulas por conta da gravidez, o que não acontecia antes… normalmente quando a aluna descobre a gravidez para logo de dançar, muitas por medo, outras por causa dos enjôos e outras por preguiça mesmo. Nestes meus longos anos como professora, vi somente Marcela Guerreiro e Jacq França continuarem a fazer aulas e dançarem até dias antes do parto, porque a maioria para mesmo. Hoje isso mudou, estou com 6 alunas gestantes, como diz André, foi a água do bebedouro do studio… rsrs

Dançando aos 9 meses de gestação

A dança do ventre tem inúmeros benefícios para a aluna gestante pois exige boa postura e tem um trabalho intenso para as pernas, braços e  abdômen, tudo que a gestante precisa neste momento de intensa modificação do seu corpo. Os movimentos do ventre fortalecem a musculatura abdominal melhorando a postura durante a gestação, que normalmente é bastante alterada neste período, principalmente nos últimos meses, ocasionando dores na lombar. Ajuda também a circulação sanguínea, diminuindo os inchaços, eu por exemplo, não fiquei inchada, nem no último mês que é onde o inchaço aumenta muito devido a retenção de liquídos.

Mas é bom lembrar que qualquer tipo de exercício durante esse período deve ser liberado pelo médico. As gestantes devem fazer atividades físicas leves e de baixo impacto e a dança do ventre quando feita corretamente e com um bom acompanhamento é uma grande aliada na gestação.

Quando minhas alunas me perguntavam se eu poderia fazer o pilates ou se poderia continuar dando aulas, respondia como a minha própria médica falou: “Se você já fazia dança do ventre antes de engravidar, já dava aulas, já fazia o pilates, não tem problema algum em continuar, somente devendo moderar os exercícios e a intensidade dos movimentos”… e assim continuei até 8 dias antes do parto.

Com a minha gestação aprendi o que uma gestante pode ou não fazer durante as aulas de dança do ventre e além da prática tenho estudado bastante através de livros e da internet, fora as mil perguntas a médica.

É, acho que terei que abrir o Berçário Dance Baladi este ano… rsrs

Anúncios

25 Respostas

  1. Jocélia Freire

    Agora nossa professora é mais que completa, especialista em todos os aspectos!!!!
    Uma boa gestação para todas….com muita dança e descobertas…bjssss
    não beberei agua no studio durante um bom tempo kkkkkkkkkkk

    20 de fevereiro de 2011 às 1:06

    • Não beba mesmooo, é tiro e queda… kkkkk
      Obrigada minha lindaaaaa!!!
      bjsssssssss

      21 de fevereiro de 2011 às 0:14

      • diana

        ola
        obrigada pl sua partilha mas nao percebo
        o que diz sobre nao beber agua????

        13 de outubro de 2011 às 23:11

      • Olá Diana,
        Tudo bem?
        Não entendi? Em que momento eu falei para não beber água?
        Brinquei sobre o bebedouro da escola porque logo após descobrir que estava grávida, várias alunas também engravidaram e aí meu marido brincava dizendo que era a água do bebedouro… rsrs… que quem bebesse a água ficava grávida e isso virou motivo de brincadeira na escola… rsrs
        bjssssssssssss

        14 de outubro de 2011 às 1:48

  2. Marcela Castro

    Nandinha…q bom que essa experiencia que vc teve vai servir de ajuda para mtas mulheres….e é bom vim aqui e ver que vc está dividindo as suas experiencias com todas nós…Isso com certeza será de grande ajuda…bjsssssss

    21 de fevereiro de 2011 às 12:19

    • Obrigada Ma!!! Estou feliz em poder ajudar e incentivar as mulheres a fazerem a dança do ventre durante a gestação.
      Fora as aulas, a gente conversa sobre a gestação, parto, pós-parto… minhas alunas grávidas disseram que vão trazer um caderno para anotar as dicas… rsrs
      bjsssssssssss

      22 de fevereiro de 2011 às 1:14

  3. Realmente Fer, para quem já praticava antes não tem problema em continuar com a dança. Mas é super importante esclarecer essa questão de moderar a intensidade e modalidade dos exercícios, com exemplos do que é adequado fazer. Gravidez nao é doença, mas também não é uma fase qualquer e certos cuidados devem ser tomados.

    Ver vc dançar grávida foi muito bonito. Momento de poesia. E a Fer pós parto, como será dançando? A maternidade altera a dança, hein, hein? rs

    bjks, amada.

    Vi

    15 de março de 2011 às 16:28

    • Oi Viiii,
      Saudades!!!
      Como disse no post, em primeiro lugar tem que ter a liberação do médico e se a gestante praticar a dança do ventre tem que ser com menos intensidade e alguns exercícios tem que ser adaptados, principalmente nos 3 primeiros meses e no final da gravidez qd a barriga já está bem grandinha. Tem que ter um bom acompanhamento para que a gestante possa executar tudo de forma correta.
      Na minha gestação pude perceber o que pode ser realizado e o que deve ser evitado, por mais que a gente leia, estude, é a prática que nos ensina literalmente.
      Em breve estarei de voltaaaaa!!! A gestação muda muito a gente, muda por dentro e por fora… vamos ver como será a “nova” Fernanda Guerreiro… rsrs
      bjssssssssssssss

      21 de março de 2011 às 21:34

      • Cara Schmitt

        Olá!!! estou preocupadissíma mas com suas postagens fico mais tranquila. Sempre fiz atividade e dava muitas aulas, a uma semana descobri minha gravidez e semana que vem começc uma turma de dança do ventre, Vc acha que posso fica tranquila?? bjo

        28 de junho de 2011 às 13:37

      • Oi minha linda,
        Tudo bem?
        Já que vc já fazia atividade física e já dava aulas antes de engravidar, provavelmente não terá problema, mas quem vai te orientar mesmo é o seu médico e o seu próprio corpo. Se todos os seus exames estiverem ok, com certeza nada impedirá de dar aulas até bem próximo da data do parto. Vc tem que ficar atenta ao seu limite, diminuir a intensidade dos movimentos e se sentir qualquer coisa parar imediatamente o exercício. Eu, por exemplo, continuei o pilates até o nono mês e dei aulas até uma semana antes do parto e nunca senti absolutamente nada, foi uma gestação super tranquila.
        Boa gestação e aproveite este momento tão especial na vida de uma mulher!!!
        Qualquer duvida é só me escrever.
        bjsssssssssssss

        3 de julho de 2011 às 23:14

  4. Marcela Guerreiro

    Assino embaixo amiga!! As pessoas não tem a noção do quanto faz bem a dança do ventre na gestação…
    Ai que saudades do meu barrigão….rsrsrs

    4 de julho de 2011 às 22:01

  5. Daniela

    Ola Fernanda, eu faço dança do ventre e estou gravida de 3 meses e não parei de fazer aulas mas gostaria de saber quais os movimentos que podem ser prejudiciais… você pode me ajudar?
    Um grande abraço e obrigada desde já!

    31 de agosto de 2011 às 13:25

    • Oi Dani,
      Em primeiro lugar, parabéns pelo baby… posso te dizer com toda certeza, é a experiência mais gratificante e maravilhosa do mundo!!!
      Vc pode continuar fazendo, mas isso se seu médico(a) liberar. Execute os movimentos com menos intensidade e evite os shimmies, os cambrés e descidas ao chão. Se tiver trabalhando alguma dança folclórica, a depender do estilo você vai ter que dosar os movimentos, como por exemplo no said, evite qualquer tipo de pulo. Fique sempre atenta a qualquer dor ou desconforto.
      Você tem que sentir o limite do seu corpo e se sentir qualquer coisa você deve comunicar imediatamente sua professora e seu médico.
      Aproveite ao máximo este momento tão especial na vida de uma mulher!!!
      bjsssssssssss

      4 de setembro de 2011 às 23:52

  6. Loreta

    Olá, gostaria de saber que movimentos evitar durante a gestação, e quais os limites de uma gestante na Dança.
    Se tiver textos a respeito, poderia me encaminhar via email?
    loretas@uol.com.br

    12 de novembro de 2011 às 18:39

    • Oi Loreta,
      Execute os movimentos com menos intensidade e evite os shimmies, os cambrés e descidas ao chão. Se tiver trabalhando alguma dança folclórica, a depender do estilo você vai ter que dosar os movimentos, como por exemplo no said, evite qualquer tipo de pulo. Fique sempre atenta a qualquer dor ou desconforto. Eu dancei e dei aula até o nono mês, mas algumas param antes por conta dos desconfortos naturais da gestação (inchaço, falta de ar, etc). Se você estiver se sentindo bem, pode continuar até o nono mês sem problemas, sempre tomando cuidado com a intensidade dos movimentos e como disse acima, observando qualquer alteração, dor ou desconforto. Você tem que sentir o limite do seu corpo e se sentir qualquer coisa você deve comunicar imediatamente sua professora e seu médico.
      bjssssss

      16 de novembro de 2011 às 13:27

  7. Olá Fernanda, estou grávida de 11 semanas. Nunca pratiquei dança do Ventre e estou interessada em iniciar agora, após o terceiro mês. Para quem nunca praticou, tem algum problema iniciar agora? Vc tem alum espaço ou professora de confiança para indicar em São Paulo? Moro na Vila Madalena, se fosse por essa região seria melhor. Agradeço tua atenção.

    Deva Puja

    9 de janeiro de 2012 às 21:13

    • Oi Deva,
      Tudo bem?
      Converse com seu médico(a) primeiro, se sua gravidez estiver tranquila, provavelmente não haverá problema algum em iniciar. Você tem que estar sempre atenta aos sinais do seu corpo, se sentir qualquer coisa avise sua professora e seu médico(a). Eu indico a Shangrila House, escola de Lulu Sabongi, lá você vai encontrar uma infinidade de horários e professoras altamente qualificadas. O site da escola é http://www.shangilahouse.com.br
      Um beijãoooooo

      14 de janeiro de 2012 às 15:57

  8. Olá Fernanda, gratidão por tua tenção… Vou procurar esta escola.

    beijo

    17 de janeiro de 2012 às 12:56

  9. Ow Nanda, vc é tão linda!!!
    Ah!! Eu não cansava de assistir a seu video gravida, era mágico!!
    Estou aprendendo muito com seu blog!!! E domingo não vou beber agua viu!!!!
    Parabens pelo seu lindo trabalho e atenção que vc dá a todos que hle procuram continua assim!!!
    Sou fã!!!
    Bjs Tami!!

    20 de janeiro de 2012 às 19:20

    • Obrigadaaa Tami!!!
      Em breve você vai ver algumas novidades bem legais por aqui.
      bjssssss

      21 de janeiro de 2012 às 0:54

  10. Cinthia Giovanelli

    Boa tarde, adorei sua matéria, mas gostaria de fazer uma pergunta.
    Estou gravida de 2 meses posso continuar normal ou o legal seria esperar até o 4º mês?

    Obrigada

    28 de setembro de 2012 às 17:45

    • Se sua gestação estiver tranquila e o seu médico liberar, você pode continuar sem problemas.

      13 de novembro de 2012 às 18:32

  11. Pingback: Sim, grávidas dançam! | (An)danças de Lory

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s