Experiências e aprendizado

Expressão Facial

Para mim este é um ponto de extrema importância para qualquer artista. Como podemos transmitir o que sentimos ao ouvir determinada música? Como podemos expressar o que sentimos ao dançar? Isto se aprende?

Vou escrever aqui algumas observações minhas sobre este assunto feitas ao longo de alguns “aninhos” de dança e de sala de aula, dicas que fui absorvendo e aprendendo ao longo de horas e horas de estudo e muita dança. Vamos lá, por partes:

Se você se sente segura dançando tudo fica mais fácil, se você pensa o tempo todo em que passo vai executar,  se não vai esquecer a sequência tal, se o seu arabesque vai sair perfeito , etc, etc, etc, fica difícil você sentir a música e deixar fluir o que sente, por isso acho importantíssimo a SEGURANÇA na sua dança. Ah sim, eu sei, isso não é fácil não, adquirir segurança dançando leva um tempinho mas com muita prática a gente chega lá…

Aproveitando a deixa acima: o que nos traz segurança ao dançar? Domínio da técnica, conhecimento da música, estar bem consigo mesma… então vamos lá:

Se a bailarina tem uma boa técnica, estuda, faz aulas, treina (e muitoooo diga-se de passagem… rsrs), a execução dos movimentos fica mais “tranquila” pq o corpo se habitua a determinado movimento gerando uma maior segurança na dança.

Conhecer a música, ah isto ajuda e muitooooo!!! Quando conhecemos a música e gostamos dela (isso é fundamental, pq dançar o que não gosta é fogo, viu?), nos permitimos mais, movimentos espôntaneos acontecem, a criatividade aflora… sentir a música e expressá-la através do corpo, se entregar…

Dica: Ouvir a música várias vezes e deixar os sentimentos aflorarem, seja ele tristeza ou alegria, melancolia ou felicidade, amor… Copiar a expressão de outra bailarina, pelo amor de Deus: nãoooooo!!! A expressão é a inspiração da nossa alma, não se copia.

Estar bem consigo mesma, este é um ponto muito importante para tudo que fazemos na nossa vida. A autoestima significa a maneira como a pessoa se sente em relação a si mesma e quando isso não vai bem, tudo fica mais complicado… se estamos bem fisicamente e emocionalmente, isso transparece…

- Amar dançar!!! Quando estamos envolvidas com a nossa dança, amamos o que fazemos, as emoções afloram e isto reflete na nossa expressão facial e corporal. Compartilhar alegria e amor com o público é tudo de bom!!!

Dance, sinta, apaixone, ame…

About these ads

4 respostas

  1. Que lindo!! Tô adorando ler seus ensinamentos Fê! beijos, feliz 2012!

    28 de dezembro de 2011 às 18:13

  2. Ai que lindo Nanda, pra mim vc é a rainha da expressão…
    Estou lendo tudinho com bem atenção!! Estou adorando isso aqui!!1
    bjs
    Tami

    20 de janeiro de 2012 às 19:23

    • Que tudo, “rainha da expressão”… me achei agora… rsrs
      Obrigada pelo carinho, viu?
      bjssss

      21 de janeiro de 2012 às 0:57

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.